Sobre

O site Arte, Ciência e Inclusão é uma iniciativa dos professores Líliam Ameal  e Alfred Sholl-Franco com o propósito de oferecer um ambiente para fomentar a troca de ideias e práticas entre pessoas com diferentes formações e experiências, sobre como utilizar as artes e as ciências para aumentar nosso conhecimento com relação as dificuldades enfrentadas por alunos na educação básica.

Entendemos que as inter-relações e interlocuções entre essas áreas, se mais conhecidas, poderão nos ajudar a lidar com as dificuldades de aprendizagem e relacionamento que encontramos nas escolas. A hipótese é de que da interação entre profissionais de diferentes áreas resultam sinergias capazes de justificar quer um aumento do interesse dos profissionais sobre áreas correlatas, quer uma atuação conjunta mais frequente entre eles na atuação com as diversidades encontradas no contexto escolar.

Descobertas científicas sobre a neuroplasticidade cerebral, modificação de algumas estruturas biológicas, entre outras, com o auxílio da neurociência, têm revelado a possibilidade de melhorar as habilidades de pessoas com dificuldades/distúrbios específicos (sensoriais, motores e/ou cognitivos).

As escolas estão cada vez mais pressionadas pelas leis, resoluções e decretos, a revisar seus projetos político-pedagógicos e paradigmas educacionais, de modo geral, para acolher e se responsabilizar por todos os alunos, incluindo aqueles que, por algum motivo, se diferenciam do tipo idealizado do aluno típico.  Entretanto, ainda encontramos alunos com necessidades especiais inseridos em escolas regulares sem que haja adaptações necessárias, preparo e envolvimento da comunidade escolar na promoção do acolhimento e desenvolvimento desses alunos.

Todos que se interessarem por participar de nosso blog com relatos de experiências, estudos de casos, resenhas de livros, artigos, atividades, divulgação de livros, artigos, cursos, congressos, sugestões e comentários serão muito bem-vindos.

Salientamos que não serão artigos científicos, porém experiências e estudos que corroborem de alguma forma com a nossa prática de inclusão no contexto educacional.

Essa iniciativa conta com o apoio  das seguintes instituições:

 

logo - AMTRJ

Aguardamos sua participação!

Líliam Ameal
Coordenadora do Site

Link permanente para este artigo: http://blog.cienciasecognicao.org/?page_id=138