Projeto Música Encantada: Inclusão Social e Cultural por meio da Educação Musical

 

Projeto Música Encantada: Inclusão Social e Cultural por meio da Educação Musical

Líliam Ameal[i]

 

7Y3A3202

O presente relato traça considerações sobre um projeto cultural gratuito de Educação Musical – “Música Encantada”,  desenvolvido  junto a crianças e adolescentes de uma das regiões com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Rio de Janeiro. Além disso, faz um pequeno relato da visita e participação de alunos deste projeto na “VII SEMANA DO CÉREBRO: MENTE SÃ EM CORPO SÃO” promovida por Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN/IBCC/UFRJ) e pela Organização Ciências e Cognição (OCC) em parceria com várias instituições de ensino e divulgação científica.

O Projeto Música Encantada foi idealizado por Daniel Sant’Anna que há 12 anos coordena a Orquestra “Violões Encantados”. Por iniciativa voluntária deste músico, produtor cultural e morador da região, a Orquestra “Violões Encantados”, apesar dos poucos recursos, resgatou muitos jovens da comunidade “Terra Encantada” e das comunidades vizinhas, em situação de vulnerabilidade e risco social. Fato este reconhecido no Brasil e no exterior. Os primeiros alunos contavam com apenas dois violões para o aprendizado, mas graças a doações, o programa passou a fornecer instrumentos para cada um dos atendidos.

Dentro desta iniciativa, nasceu a  Orquestra Violões Encantados, formada por alunos do Projeto, que já participaram de apresentações em uma série de eventos e shows, e que fizeram uma belíssima apresentação na abertura da VII Semana do Cérebro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Centro de Ciências da Saúde, Ilha do Fundão.

12832339_10205520809681247_8942187696625488926_n

 Os alunos do projeto também participaram das oficinas e visitaram o Laboratório de Doenças Neurodegenerativas da UFRJ.

Patrocinado pela FMC Technologies por meio da lei Roaunet, atualmente, o Projeto “Música Encantada” atende mais de uma centena de crianças e adolescentes em uma região onde o violão, sobretudo a música, se tornou uma alternativa para o futuro. 7Y3A3351 Está situado às margens do Rio Acari, entre os bairros Jardim América e Pavuna, no subúrbio do Rio. Oferece aulas de violão, canto e musicalização por meio da flauta doce para alunos das comunidades Terra Encantada, Gringolândia, Furquim Mendes, Dique, Beira Rio e Renascer. Além disso,  os alunos participam de oficinas de inglês e educação complementar, e contam com acompanhamento de psicólogos e assistentes sociais.

 É o “Música Encantada” afinando a trilha sonora para o futuro desses jovens, proporcionando a inclusão social e cultural dessas crianças e adolescentes, além do desenvolvimento de habilidades, autoestima, concentração, memória e bem-estar.

12891002_10204643072836892_6516372051783319280_o

Para o neurologista britânico Oliver Sacks (2010), a música é tão importante para nós quanto à linguagem, e entender os efeitos e a relação da música com o cérebro é fundamental para que possamos compreender o homem. Consistentemente, acreditando na capacidade que a música teria para atuar no desenvolvimento de habilidades cognitivas, afetivas e sociais, de modo a produzir uma existência mais rica e inovadora para as pessoas, estudiosos das áreas de educação musical, musicoterapia e saúde desenvolvem trabalhos e pesquisas no sentido de promover, por meio da música, uma relação com mais benefícios e interações.

Referências:

http://www.musicaencantada.com.br/

SACKS, Oliver. Alucinações Musicais. São Paulo, Companhia das Letras, 2007.

Fotos: Arquivo pessoal e Fernando Bretas Jr.

[i] Mestranda em Educação, Gestão e Difusão em Biociências, IBqM, UFRJ, Especialização em Musicoterapia e Didática. Licenciatura Plena em Educação Artística/ Música. Licenciatura Plena em Pedagogia. Professora de Educação Musical Colégio Pedro II.

 

 

2 comentários em “Projeto Música Encantada: Inclusão Social e Cultural por meio da Educação Musical

  • 17/04/2016 em 6:11
    Permalink

    Muito emocionada ao ver o quanto o projeto de Daniel tem crescido e alcançado de maneira cada vez mais ampla um número cada vez maior de crianças e adolescentes! Já tive oportunidade em 2008 de ver uma apresentação do projeto e é de arrepiar! Um projeto que merece cada vez mais apoio, merece se expandir cada vez mais, pela seriedade, dedicação e tudo de melhor que significa, por todos os benefícios que tem gerado para a sociedade. Vejo o projeto também como um meio extremamente eficaz de combate á violência. E vai na prevenção. Parabéns Daniel e Liliam pelo trabalho de vocês!!!

    Resposta
  • 15/04/2016 em 6:06
    Permalink

    A música é certamente um dos caminhos mais amorosos, e poderosos, para transformar vidas. Tive a oportunidade de assistir uma apresentação e fiquei encantada com estes jovens! Parabéns a todos ps envolvidos no projeto! Parabéns pela iniciativa!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *