I Rodada em Cultura, Arte, Tecnociência e Inovação

 

Local: Museu de Arte Moderna – Rio de Janeiro

Av. Infante Dom Henrique, 85

Parque do Flamengo

Tel: 2240-4944

Data: 01 de Dezembro de 2011

Horário: 14h30 às 22h

Descrição:

Desafios da Arte em Rede – I Rodada em Cultura, Arte, Tecnociência e Inovação tem como objetivo dar continuidade às ações conjuntas entre o Ministério da Cultura e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) no programa de pesquisa e inovação em Cultura, Arte e Tecnologia.

Além de difundir as ações do programa, o evento visa abrir um ciclo de reflexão continuada sobre o papel da cultura e das artes nos processos de inovação, através do debate de ideias entre gestores de políticas públicas, universidades, pesquisadores e artistas interessados na agenda.

Para esta I Rodada o MinC e a RNP propõem o painel-debate A arte em rede e a inovação. Uma conversa sobre as possibilidades que a interação entre as redes computacionais avançadas e a criação artística aportam para a inovação organizacional, de processos e/ou produtos.

É parte da programação também o espetáculo de arte telemática FRÁGIL, do projeto LABORATORIUM MAPA D2, realizado simultaneamente entre as cidades do Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador.

Trata-se de uma experiência estética de aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação em processos de criação artística, tendo como foco o desenvolvimento de novas possibilidades de produção e interação de diversas linguagens das Artes atavés da rede.

Além desse espetáculo, serão realizados ainda dois Open Labs: o primeiro articula “literatura –  dança – imagem – interatividade”, com curadoria de Heloisa Buarque de Holanda; e  o segundo, intitulado Projeto Hoseo, é uma realização de Alejandra Ceriani.

 

Programação:

Painel-debate: “A arte em rede e a inovação”.

14h30    Boas-vindas aos participantes: Ministério da Cultura (MinC) e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP)

14h40    A Política de Cultura Digital do Ministério da Cultura. Com Sérgio Mamberti, Secretário de Políticas Culturais/MinC

15h15    Painel das ações MinC/RNP

  • Arte, tecnologia e ciência no Plano Nacional de Cultura (PNC). Com Américo Córdula – Diretor de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais (SPC/MinC).
  • A Funarte e os laboratórios de cultura, arte e tecnologia. Com Ana Cláudia Souza, Diretora do Centro de Programas Integrados da FUNARTE;
  • A Cinemateca Brasileira e a rede de cinemas digitais. Com Carlos Magalhães, Diretor da Cinemateca Brasileira, e Ana Paula Santana, Secretária do Audiovisual (SAV/MinC)

17h30    Mesa “As possibilidades da arte em rede e seu papel na inovação

Participantes: Guido Lemos (UFPB), Luiz Bevilacqua (Espaço Alexandria/UFRJ), Jarbas Jácome (UFRB), Patricia Canetti (Canal Contemporâneo), Cristina de Melo Valente (FINEP)

 

Museu de Arte Moderna Rio de Janeiro – Cinemateca – Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, ☎ 2240-4944. Quinta-feira, 1º de dezembro, às 20h30min. Entrada franca. 180 lugares.

 

20h30    Espetáculos de Arte Telemática

Projeto Hoseo/Alejandra Ceriani + FRÁGIL | LABORATORIUM MAPA D2 + Heloisa Buarque de Holanda

Museu de Arte Moderna Rio de Janeiro – Pilotis – Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, ☎ 2240-4944. Quinta-feira, 1º de dezembro, às 20h30min. Entrada franca. Única apresentação.

Outras atividades*

Oficina: Levantamento de subsídios para o novo ciclo de desenvolvimento da plataforma Arthron

Dia 03/12, em horário a ser definido, dentro da programação do evento CulturaDigital.Br.

A Arthron é uma ferramenta desenvolvida para facilitar a execução de performances artísticas que utilizam representações midiáticas e o compartilhamento de espaços reais e virtuais em tempo real. Tem como principal funcionalidade oferecer ao usuário uma interface simples para manipulação de diferentes fontes e fluxos de mídia (áudio e vídeo) simultâneos. Dessa forma, o usuário pode remotamente configurar o formato de apresentação e programar a exibição no tempo (quando apresentar?) e no espaço (onde apresentar?) dos fluxos de mídia em um evento. A oficina visa levantar subsídios para a customização desta plataforma para a “Rede de laboratórios em cultura, arte e tecnologia”, que é um projetos da cooperação MinC/RNP.

Mais informações em:

http://culturadigital.br/arteemrede

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *