A Música e o Desenvolvimento Motor da Criança – por Junior Cadima – Arte+Ciência: Inclusão

jul 16 2018

A Música e o Desenvolvimento Motor da Criança – por Junior Cadima

A Música e o Desenvolvimento Motor da Criança

 

                                                                         Junior Cadima[i]

 

O corpo e os movimentos são essenciais para o desenvolvimento integral do ser humano. Desde o nascimento, a criança utiliza a linguagem corporal para conhecer a si mesma, relacionar-se, movimentar-se e descobrir o universo exterior que a cerca. Aos poucos muitas descobertas vão sendo realizadas e deixam marcas que são incorporadas e se tornam aprendizados significativos durante a formação do ser (LEVIN, 2005).

Os estímulos recebidos são extremamente importantes para a construção da estrutura neural e do comportamento da criança. Vale ressaltar que em cada etapa do desenvolvimento motor os movimentos vão se tornando mais elaborados e se influenciam mutuamente, dependendo do bom desenvolvimento de um para a complexidade e aquisição do outro. Esse processo também tem relação na aquisição das habilidades mentais (Fonseca, 2010).

Segundo Muskat (2016), a música exerce uma grande influência no funcionamento cerebral. Ela age diretamente e modifica a comunicação de todas as áreas cerebrais. A motricidade também é muito exigida e o processo de internalização de um ritmo com movimentos corporais repetitivos é complexo e exige o recrutamento de diversas conexões neurais (Louro, 2012).

Para Brito (2013), a música auxilia no desenvolvimento global da criança (motor, cognitivo, emocional, afetivo e social), despertando prazer e motivação (aspectos muito importantes no processo de aprendizagem e aquisição do conhecimento), podendo ser trabalhada de forma lúdica e divertida. Nesse sentido, ela pode auxiliar de forma efetiva no trabalho da educação psicomotora (estimulação dos movimentos corporais e prevenção de futuros déficits), que deve ser realizada livre de regras e cobranças, proporcionando momentos de criatividade, expressão, descobertas e diversão.

 

REFERÊNCIAS:

BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil. 2ª ed., São Paulo: Peirópolis, 2003.
FONSECA, Vitor da. Psicomotricidade: uma visão pessoal. Constr. psicopedag., São Paulo , v. 18, n. 17, p. 42-52, dez. 2010.
LEVIN, Esteban. O corpo ajuda o aluno a aprender, 2005. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-fisica/pratica-pedagogica/estebanlevin-corpo-ajuda-aluno-aprender-423993.shtml
LOURO, Viviane. Fundamentos da aprendizagem musical da pessoa com deficiência. 1 edição. São Paulo: Editora Som, 2012.

MUSKAT, Mauro (2016)

 

Imagem: Foto do autor.

[i] Colaborador do blog Arte+Ciência Inclusão. Músico, Pedagogo, Especialista em Psicopedagogia, Psicomotricidade e Neurociência  Aplicada à Educação.

Link permanente para este artigo: http://blog.cienciasecognicao.org/?p=1230

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.