«

»

mar 01 2017

Imprimir Post

Musicalizando com Alegria na Pré-escola – Mônica Coropos

Musicalizando com Alegria na Pré-escola

Mônica Coropos[1]

 

 

Mônica 1

 

         A música é uma das principais formas de expressão e comunicação, além de transmitir a cultura, a história e identidade social a que se pertence. Segundo Penna (1990), a música é o material para um processo educativo e formativo mais amplo, dirigido para o pleno desenvolvimento do indivíduo, enquanto sujeito social. Ouvir, perceber e diferenciar os diversos sons através da brincadeira, imitação e reprodução musical, explorar e identificar elementos da música, perceber, expressar sensações, sentimentos e pensamentos utilizando composições e interpretações musicais são alguns, dos diversos conteúdos da música na pré-escola.  Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, o trabalho com a música deve ser iniciado através da escuta de várias músicas utilizando canções e movimentos corporais, e se desenvolver através da diversificação dos gêneros musicais, do estímulo à criatividade, do aprendizado das noções musicais, da socialização, da sensibilidade, e tantos outros elementos fundamentais para a formação integral de uma pessoa.

Mônica 2O trabalho da musicalização desde o início da fase escolar é extremamente importante, pois o treinamento musical favorece o desenvolvimento cognitivo, atenção, a memória, a agilidade motora, assim como cria uma experiência única entre linguagem, música e movimento.

Mônica 3

         O CD Musicalizando com Alegria na Pré-escola descortina a investigação das possibilidades que a Música pode proporcionar à dinâmica da educação pré-escolar, diante dos impasses e limitações que são observados na continuidade da vida acadêmica e sociocultural da criança. Será interessante constatar que, a partir das vivências musicais, a criança se desenvolverá em outras áreas, tais como expressão oral e corporal, desempenho motor e na afetividade. Peço a você, educador, que compartilhe comigo as experiências a obtidas através da utilização deste CD, e da música de uma forma geral. Precisamos respaldar cada vez mais nossa crença da necessidade da Música na pré-escola.

Imagens: Arquivo pessoal da autora.

Encontro Musicalizando com Alegria 2017

Sábado, dia 11 de março, das 8h às 18h na UFRJ.

Maratona de Formação Continuada reunindo os mais relevantes temas da atualidade para o ensino aprendizagem da música.

Público alvo: Professores em geral, Professores de música, líderes de crianças, pedagogos, músicos, terapeutas, pais, estudantes e demais interessados.

Inscrições pelo site:  https://www.monicacoropos.com.br/

[1] Mestranda em Música (UFRJ); Pós-graduada em Música e Educação (IBEC/Universidade Gama Filho); Graduada em Licenciatura em Educação Artística – Habilitação em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Professora de Educação Musical da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro (SME), Co-diretora e sócia do Instituto Cultural, Social e Recreativo Harmonia;  Compositora, Produtora, Instrumentista (teclas) e Escritora. Tem vasta experiência na área de Musicalização, ministrando em congressos, treinamentos e oficinas no Brasil e exterior o Curso de Formação Continuada para Educadores Musicalizando com Alegria, prática metodológica que propõe educar musicalmente com músicas. Destaca-se em suas produções, a Série de CDs e livros MUSICALIZANDO COM ALEGRIA.

 

Link permanente para este artigo: http://blog.cienciasecognicao.org/?p=1077

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>