«

»

dez 15 2016

Imprimir Post

PROJETO VILA ENCANTOS: EDUCAÇÃO MUSICAL E CULTURA EM BLUMENAU

PROJETO VILA ENCANTOS: EDUCAÇÃO MUSICAL E CULTURA EM BLUMENAU

 

         Hoje, trazemos uma entrevista feita por Pamyle Brugnago com o idealizador do projeto Vila EnCantos, Carlos Schrubbe. Agradeço ao Carlos por nos permitir compartilhar essa experiência tão linda de levar educação musical e cultura para várias pessoas em Santa Catarina.

Que essa iniciativa possa ser multiplicada em nosso país!

Segue a entrevista!

Projeto estimula educação musical e compartilha cultura pela cidade.

Idealizador do Vila EnCantos sonha em ofertar aulas gratuitas de música em todos os bairros da cidade

imagem-vila-encantos

Foto: Patrick Rodrigues / Agencia RBS

Pamyle Brugnago

pamyle.brugnago@santa.com.br

Para alguns música é lazer, para outros trabalho, mas para Carlos Schrubbe, 28 anos, é missão de vida. Desde criança, a arte e a ciência de combinar os sons de maneira agradável à audição estão presentes na vida do blumenauense que há quatro anos seguiu o coração para realizar um sonho: levar música para todos. O projeto Vila EnCantos nasceu em 2012 na Vila Itoupava – onde o violonista morava –, cresceu, se expandiu e está presente em cinco bairros de Blumenau.

— Em viagens sempre via pessoas tocando música na rua e pensava: se nas outras cidades e em outros países tem, por que Blumenau não? De que adianta mudar o mundo se não mudar ou melhorar o local em que você está? – questiona ao explicar como tudo começou.

Depois de ver a casa da família ser transformada em escola de música – com aulas de canto, violão, flauta, prática de conjunto e musicalização gratuitas –, Schrubbe decidiu que era hora de voar. Além das aulas, o primeiro passo dado pelo projeto, ele começou a trazer concertos, shows e músicos renomados para perto da comunidade, que se encanta e se envolve ao mergulhar em um universo completamente novo.

E não parou por aí, com a ajuda de parceiros o Vila EnCantos continuou a crescer. Baseado no tripé educação, formação de plateia por meio de concertos gratuitos e agenciamento de artistas, o projeto é um dos poucos do gênero no Brasil. Já passaram pelo Vila EnCantos aproximadamente 5 mil pessoas, entre plateia, músicos e os cerca de 500 alunos. E Schrubbe continua sonhando alto. Quer ampliar o foco educacional e levar a cultura da música a todos os cantos da cidade.

— Há uma mudança no comportamento. Hoje em dia vejo músicos que formamos trabalhando com a música, tocando em bandas, criando grupos. O que me norteia é ver Blumenau mais musical. Queremos alfabetizar musicalmente esses alunos — ressalta.

Com aulas de música na Vila Itoupava, Itoupava Central, Itoupava Norte, Itoupavazinha e Velha Central, o próximo passo é ir para o Garcia e futuramente criar uma orquestra e um coral com esses alunos.

 

Link permanente para este artigo: http://blog.cienciasecognicao.org/?p=1039

1 menção

  1. Arte,Ciência e Inclusão: Agradecimentos e breve análise dos dados do blog » Arte+Ciência Inclusão

    […] « PROJETO VILA ENCANTOS: EDUCAÇÃO MUSICAL E CULTURA EM BLUMENAU […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>