«

»

nov 15 2016

Imprimir Post

Interfaces com a Educação Escolar: Análise crítico-social com base no filme “Duelo de Titãs”

Interfaces com a Educação Escolar: Análise crítico-social com base no filme “Duelo de Titãs”

Marcos Linhares Mouren

remember-the-titans-397218l

                   O contexto do filme apresenta uma sociedade que vive em meio a discriminação racial e a população negra é marginalizada pelos brancos. A junta educacional estabelece que brancos e negros devam frequentar o mesmo espaço escolar.

                   A partir de agora é possível criar um paralelo entre a formação de grupos por Robbins (1998) e as situações observadas no decorrer do filme acima descrito.

                   1ª Etapa – Formação: O treinador negro (Boone) é contratado com a difícil missão de formar o time “Tigers” com alunos brancos e negros. Depara-se com o preconceito a nível pessoal e com a hostilidade entre alunos. Um momento de incerteza, onde os membros estão determinando que tipos de comportamentos são aceitos, ou não. Para minimizar as diferenças o treinador Boone, se junta aos meninos para uma atividade afastada da escola visando estabelecer o estreitamento de convívio entre os dois grupos étnicos, finalmente, formando um time onde começam a se ver como parte do grupo, mas ainda distantes de superarem totalmente as suas diferenças.

                   2ª Etapa – Turbulência: Mesmo com a consciência de grupo, os meninos continuam hostis e conflitos pontuais são gerados entre as partes. Ainda existe a força contrária ao controle imposto sobre a individualidade e sobre quem lidera o grupo.

                   3ª Etapa – Normalização: O filme apresenta momentos em que, mesmo antes do retorno para disputa da Liga, os meninos passam a criar um grupo voltado para a vitória e com os treinos e convivência passam a deixar a questão étnica de lado, esforçando-se para o sucesso da equipe. O grupo está sólido e amadurecido, retonando para a disputa da Liga.

                   4ª Etapa – Desempenho: O time é vencedor nos primeiros jogos com grande vantagem, avança para etapas mais avançadas na Liga e enfrentam dificuldades com desfalques e com falhas de alguns meninos que jogam pela equipe. O técnico examina as potencialidades de cada um, bem como cada um conhece suas potencialidades e a de seus companheiros. A equipe tem bom desempenho em meio as dificuldades porque está entrosado e alguns ajustes são realizados em partidas decisivas.

                   5ª Etapa – Dissolução: Quando um dos meninos sofre um acidente de carro e fica paralítico é um momento de grande tensão para o time, onde existe a preocupação com o desmembramento do grupo formado, em razão do acontecimento, porém, o time é campeão da Liga e sua dissolução só se dá depois do término deste torneio.

istock_000007001086small_mikosch_editoria_racismo-300x203

                   Olhando para o filme e para a formação de grupos por Robbins, o profissional do serviço social ou mesmo os professores são como o técnico do time. Eles são responsáveis por formar um grupo, ainda que heterogêneo. Auxiliarão no processo de superação das turbulências, até que haja a normalização. Avaliarão o desempenho do grupo formado até que ocorra a sua dissolução, até que um novo desafio lhes sejam confiados.

* Graduado em licenciatura em artes visuais pelo Centro Universitário Bennett (2007). Pós-graduado em gestão educacional integrada pela FAAC (2013). Graduando em serviço social pela UniCesumar. Professor de arte na SEEDUC/RJ e na PCRJ. Professor de Desenho Artístico no Mollica Curso de Desenho.

 

Link permanente para este artigo: http://blog.cienciasecognicao.org/?p=1016

3 comentários

  1. Roberto Stepheson

    Simplesmente, maravilhoso esse grupo de trabalho e pesquisa. Parabéns! Roberto Stepheson

    1. Liliam Ameal

      Muito obrigada pelo apoio e atenção, Stepheson! Grande abraço!

  2. Marilia Barbosa

    Mto importante trabalhar preconceito racial através do trabalho em equipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>