outubro de 2015 archive

out 12 2015

Os desafios da educação prisional e a reinserção social

Marcos Linhares Mouren [1]   No ano de 2007, quando ainda concluía a minha licenciatura em artes, tive a oportunidade de trabalhar cerca de seis meses na educação prisional como contratado pelo Estado do Rio de Janeiro, na época, como professor de séries iniciais do Ensino Fundamental, no complexo penitenciário localizado na zona oeste da …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://blog.cienciasecognicao.org/?p=678

out 12 2015

ESCOTISMO + MÚSICA = INCLUSÃO SOCIAL

Rossana Ricardo Marinho [1] Desde que foi criado, o escotismo se tornou uma ferramenta para inclusão, nele não há distinção de religião, cor, classe social e existem sempre atividades de diferentes graus de dificuldades onde todos podem ser bem sucedidos, mesmo os indivíduos com necessidades específicas. Neste texto faço o relato do percurso de um …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://blog.cienciasecognicao.org/?p=673

out 12 2015

Inclusão social: Grupo de idosos e arte contemporânea

Vera Rodrigues de Mendonça [1] Eu trabalhei em uma instituição pública voltada para as artes onde era responsável pelas ações educativas do meu setor que organiza várias exposições, principalmente, de arte contemporânea. Em uma dessas ações no Centro do Rio de Janeiro, planejei várias visitas mediadas que pudessem atingir o mais diverso público. Uma delas …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://blog.cienciasecognicao.org/?p=666

out 12 2015

A inclusão no programa de educação musical da Associação Amigos do Projeto Guri.

Claudia Maradei Freixedas [1]   A Associação Amigos do Projeto Guri (A.A.P.G.), fundada em 1997, é um programa de educação musical criado em 1995 pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Oferece cursos de canto coral, lutheria, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados, percussão e iniciação musical, a crianças e adolescentes entre …

Continue lendo »

Link permanente para este artigo: http://blog.cienciasecognicao.org/?p=659