Aline Bernal

Publicações do autor

Infância e Natureza – A criança em conexão com o momento presente

Mônica Maria Souza de Oliveira [i] Hoje você já sentiu o vento na sua pele, os sons da natureza, o aroma e o sabor de alguma fruta, viu alguma lagarta durante o seu caminhar ou uma borboleta na paisagem? Provavelmente muitos diriam que não se deu conta que algo nesse sentido tivesse acontecido, pelo menos …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://blog.cienciasecognicao.org/?p=1331

A Psicomotricidade na Educação Infantil

Junior Cadima[i] Olá, pessoal. Tudo bem com vocês? Espero que sim. Nesse artigo quero compartilhar com vocês parte do trabalho de pesquisa que venho realizando atualmente, onde tenho estudado sobre a psicomotricidade e educação infantil. O meu objetivo é investigar o como as atividades musicais auxiliam no desenvolvimento psicomotor das crianças. Vamos lá! O ser …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://blog.cienciasecognicao.org/?p=1299

Neurociência e Educação: a aprendizagem vista de cima.

Aline Fernandes Bernal [i] Mas afinal, o que é Neurociências? É o conjunto de disciplinas neurocientíficas para a compreensão de aspectos funcionais e anatômicos do sistema nervoso.  Através delas, somos capazes de entender o funcionamento das estruturas neurais, para que intervenções e novas abordagens sejam executadas (LENT, 2010).  É uma ciência que se encarrega do …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://blog.cienciasecognicao.org/?p=1294

A “Magia” da Afetividade no Desenvolvimento Infantil

Aline Fernandes Bernal [i] Nothing Short Of Magic by Katie m. Berggren   O desenvolvimento infantil acontece na inter-relação entre os âmbitos, neurológicos, motores, psicológicos, cognitivos, emocionais e sociais.  Todos eles estão interligados e qualquer prejuízo em algum destes itens, trará desordens na vida adulta. A interação do bebê com o meio externo se dá …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://blog.cienciasecognicao.org/?p=1287

A Cura pelo Brincar

Aline Fernandes Bernal [i] O momento do adoecimento de uma criança gera um desequilíbrio em diversos aspectos da sua realidade, interferindo no seu estado físico, emocional, social e, consequentemente, no seu desenvolvimento.  A criança hospitalizada tem essas alterações amplificadas, pois também tem alterações desagradáveis no seu ambiente e no cotidiano para se adaptar (ARAÚJO et. …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://blog.cienciasecognicao.org/?p=1277

Os Novos Limites das Interfaces Neuro-Digitais

Vitor Dias[i]   Vivemos tempos interessantes, Neurociências permitindo ultrapassar limites antes só imagináveis no âmbito da ficção científica. Por exemplo, em 2012, pela Brown University, foi desenvolvida uma interface cérebro-computador chamada BrainGate (FRIEDMAN, 2015; GOODWIN, 2014). Com treinamento, duas pessoas tetraplégicas, devido acidentes vasculares encefálicos, conseguiram controlar braços robóticos (figura 1). A interface segue em …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://blog.cienciasecognicao.org/?p=1269

Incluir o Singular

Dra Marly Chagas[i]   A perspectiva filosófica de Deleuze e Guattari mostra uma interessante abordagem sobre a construção de subjetividades. Para esses autores, nós consumimos subjetividades, que chegam ao indivíduo através da família, escola, igreja, meios de comunicação. Esses materiais, afetos, impressões, contatos são consumidos pelo indivíduo que oscila entre modos coletivos de subjetivação e …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://blog.cienciasecognicao.org/?p=1265

Cognição + Emoção = Comportamento

Raquel Moreira[i] Sabe aquela capacidade de planejar e programar as coisas da vida? Aquela disciplina que precisamos ter para realizar, até mesmo, as coisas mais simples do dia a dia? Sabe aquele controle emocional que precisamos em determinados momentos? Ou a flexibilidade em mudarmos de opinião, escolhermos outras coisas e/ou olharmos de outra forma para …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://blog.cienciasecognicao.org/?p=1260

Reflexões a partir da prática na Educação de Jovens e Adultos: desafios

Jaqueline Marques Tavares de Oliveira [i]  A Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948,  já afirmava que “toda pessoa tem direito à educação”. Porém, até hoje uma parcela da população brasileira ainda não tem esse direito garantido. O artigo 208 da Constituição Federal estabelece o dever do Estado com o ensino fundamental “obrigatório e gratuito, inclusive …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://blog.cienciasecognicao.org/?p=1255

A Inclusão no Ritmo da Dança

Aline Fernandes Bernal [i] A inclusão se dá em uma via de mão dupla, onde deve ocorrer a capacitação da pessoa com deficiência e a adaptação da sociedade (ANTUNES, 2016).  As crianças com deficiências devem estar incluídas em todos os ambientes do quotidiano, na escola principalmente, onde devem ocorrer estímulos capazes de promover uma maior …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://blog.cienciasecognicao.org/?p=1244

Pensamentos só são Pensamentos! – por Mônica Maria Souza de Oliveira

Pensamentos só são Pensamentos!   Mônica Maria Souza de Oliveira [i] Você já se deu conta de que pensamentos só são pensamentos? De que esses eventos mentais (pensamentos) podem ter sido acontecimentos ou experiências que resgatamos em nossas memórias, ou ainda, expectativas de algo que nunca pode acontecer ou ter acontecido, que nos leva ao …

Continue lendo

Link permanente para este artigo: http://blog.cienciasecognicao.org/?p=1236